Tiririca - Cyperys rotundus

Família: Cyperaceae - Origem: Índia e Ásia

         Descrição Morfológica:  planta herbácea, ereta, com porte entre 10 e 60 cm, com ramificações subterrâneas, em diferentes níveis de profundidade e com crescimento e brotação irregulares.

        Biologia: Planta perene, reproduzida por sementes, tubérculos e bulbos subterrâneos; tolerante a temperaturas elevadas; desenvolvendo-se em vários ambientes, em solos com diferentes texturas e níveis variados de ph.

         Plântula: Sua diferenciação é dificil entre as espécies antes do florescimento; para a fazer a identificação é  preciso verificar a parte subterrânea, com seu conjunto de rizomas e tubérculos.

       Distribuição: É uma das espécies vegetais com maior distribuição no mundo, presente em 92 países, som os mais variados tipos de clima e solo; no Brasil ocorre em todo o território, infestando as culturas mais importantes.

       Folhas: Predominantemente basais, com bainhas membranáceas, echadas; ausência de lígula, com limbo linear plano, sukcado longitudinalmente, de ápice agudo e coloração verde-escura brilhante.

      Caule: Triangulado, de superfície lisa e coloração verde ou verde-amarelada.

      Inflorescência: Na parte apical dos caules, com raios em números de 3 a 9, de comprimento irregular; em cada raio encontra-se um conjunto de espiguetas lineares, de coloração vermelo-escura  ou vermelho-castanhada.

       Flores: Presente nas espiguetas, variando em númerode 10 a 40.

      Importância Agrícola: Tida como a mais importante invasora do mundo, devido à capacidade de competição e agressividade, bem como pela dificuldade de controle e erradicação; possui efeito alelopático, afetando  a germinação, a brotação e o desenvolvimento de outras espécies, além de servir de hodpedeira para fungos e nematóides.



Ações do documento