Erva-de-touro (Tridax procumbens L.)

Família: Compositae(Asteraceae) - Origem: América Central

          Descrição Morfológica: Planta herbácea, com caules ascendentes, variando entre 30 e 50 cm de altura. Altamente competitiva e desenvolve-se rapidamente em lugares de temperatura elevada e boa umidade. Planta anual ou bienal, com reprodução por semente.

          Distribuição: Foi inicialmente introduzida na África, onde se alastrou abundantemente. No Brasil, é comumente encontrada na região Centro-Oeste.

          Plântula: Cotilédones em forma de espátula, levemente pilosos. Folhas elípticas, com margens apresentando pequenos dentes e nervura principal visível. Coloração verde.

          Folhas: São pilosas e ásperas, comprimento variando entre 4 a 6 cm por 1 a 3 cm de largura. São simples e dispõem-se opostamente.

          Caule: Cilíndrico, ramificado, podendo ou não apresentar pêlos em sua superfície, com nós capazes de formar raízes adventícias, quando em contato com o solo.

         Sementes: Forma cilíndrica, com base estreita e ápice truncado. Coloração escura e pêlos esbranquiçados na superfície. Papillho plumoso, com longos pêlos.

          Inflorescência: Hastes longas e pilosas, com capítulo solitário no ápice, sustentados por um pedúnculo de 15 a 25 cm de comprimento. As flores marginais são branco-amareladas e as centrais, de coloração amarelada.

           Importante: Altamente agressiva, por produzir sementes todo o ano; frequentemente encontrada em beiras de estradas, pastagens e lavouras perenes.

Ações do documento