Juá-de-capote, balão (Nicandra physaloides L. Pers.)

Família: Solanaceae - Origem: América do Sul (Peru)

         Descrição Morfológica: Planta herbácea, ereta e glabra. Sua altura varia de 1 a 2 m. Sua flor tem coloração branca, azul-clara ou violácea.

         Biologia: Planta anual com reprodução através de sementes. Seu crescimento é rápido e ocorre da primavera ao outono, preferindo solos fertéis. Apresenta pequena alelopatia, inibindo o crescimento de outras plantas na área ao seu redor.

         Distribuição: Ocorre abundantemente na África. No Brasil, é muito distribuída, porém não intensamente.

         Plântula: Cotilédones lanceolados, com pecíolos. As folhas verdadeiras são ovaladas, com margem dentada. Na face dorsal, as nervuras são bem visíveis. Toda a plântula é glabra e de cor verde.

          Folhas: São alternadas, com formato ovalado e ápice agdo medindo de 7 a 14 cm de comprmento. As margens são dentadas irregurlarmente. Limbo verde-claro e glabro em ambas as faces.

          Caule: Nas plantas desenvolvidas, o caule é de maior espessura, fortemente sulcado. A superfície é lisa e de coloração verde.

          Sementes: Forma obavada. com cerca de 1 mm de comprimento e de altura, e fina espeddura. Sua coloração é castanha; superfície glabra.

          Inflorescência: As flores ocorrem isoladas, com coloração entre o branco no interior e violeta ou azul com tonalidades. São axilares, sollitárias, pedunculadas e pendentes.

          Importante: Devido à grande quantidade de sementes produzidas, essa planta é um infestante que tende a ocorrer durante muitos anos. Contém alcalóides tóxicos. Sua folhagem produz sombreamento sobre as culturas,prejudicando-as. Tem preferência por solos, férteis, argilosos e úmidos.

Ações do documento