Estrelinha (Melampodium perfoliatum)

Semente. Foto: Décio Karam  -  Embrapa Milho e Sorgo
 
Semente. Foto: Décio Karam - Embrapa Milho e Sorgo

Família: Compositae (Asteraceae) - Origem: México e América Central

          Descrição Morfológica: Planta herbácea podendo chegar até 2m de altura. Apresenta coloração vistosa e pequenas flores amarelas. Raiz principal muito desenvolvida.

           Biologia: Planta anual com reprodução por sementes. Sua melhor adaptação é em clima tropical, normalmente germina na primevera e produz frutos e sementes por longo período.

          Distribuição: Facilmente encontrada nas regiões de Minas Gerais e Goiás. Foi recentemente introduzida no Brasil e está se alastrando rapidamente para outras regiões do País.

          Plântula: Os cotilêdones são ovalados com  as superfícies lisas e sem pêlos.

          Folhas: Se dispõem opostamente em pares cruzados. São verdes porém as nervuras apresentam uma coloração mais clara, podendo ter sua região inferior púrpura. O limbo costuma ter forma oval, com 3-20 cm de comprimento.

          Caule: Ereto, cilíndrico e se ramifica dicotomicamente para cima. Sua cor é púrpuro podendo varir para o marro. A superfície do caule tem uma textura áspera.

          Sementes: Forma ovóide, ápice com pequenos espinhos amarelados, pericarpo duro com superfície rilhante, glabra, levemente enrugada, de coloração escura, principalmente preta.

          Inflorescência: Os capítulos se dão a partir de longos pendúculos, e possuem de 3 a 5 brácteas de coloração verde. Sobre estas há flores de cor amarela.

          Importante: Forte competidora com culturaas anuais, e extremamente agressiva. Dificulta a colheita.

Ações do documento