Erva-quente (Spermacoce latifolia)

Família: Rubiaceae - Origem: Brasil

        Descrição Morfológica: Planta herbácea, podenso ser ereta ou prostada, alcançando até 50 cm de altura.

        Biologia: Reprodução atraves de sementes, com ciclo anual, podendo ser mais longo que o das culturas anuais de verão. Adapta-se a solos pobres a ácidos, porém seu desenvolvimento é seu desenvolvimento é maior em solos férteis. Devido a sua tolerância a sombreamento, compete com a cultura durante todo o ciclo.

        Distribuição: Ocorre em áreas da região Sudeste, Centro-Oeste e Sul, sendo que também pode ser encontrada, em menor intensidade, no Norte do país.

        Plântula: Cotilédones apresentando formato ovalado, com base e ápicearredondados. Superfície glabra e lisa, com coloração verde.

       Folhas: São dispostas alternamente em pares, com folhas opostas. Seu formato é ovalado, com base arredondada e o ápice agudo. O comprimento pode variar de 1 a 7 cm, e de 0,5 a 4 cm de largura. Na face ventral, encontram-se nervuras deprimidas e, na face dorsal, as nervuras estão em relevo. Não apresentam pêlos. Sua cor varia entre o verde e o verde escuro.

       Caule: Pode atingir até 40 cm de comprimento; é ramificado a partir da base, formando diversos caules, onde os entrenós podem atingir 10 cm de comprimento. Sua base é cilíndrica e, no decorrer do caule, quadrangular. Sua coloração é verde e não apresenta pêlos.

        Sementes: Formato ovalado, apresentando sulco longitudinal de cor clara ou escura. Seu comprimento varia de 2 a 2,5 cm, enquanto sua largura vai de 1 a 1,5 cm. Sua superfície apresenta coloração castanha e ausência de pêlos.

         Inflorescência: Ocorre na base do pecíolo da folha, com tamanho pequeno e coloração branca, variando ao azul.

        Importante: Encontrada mais comumente no verão, nas lavouras da região meridional do Brasil. Pode abrigar nematóides do gênero Meloidogyne.

Ações do documento