Beldroega (Portulaca oleracea L.)

Plântula. Foto: Décio Karam  -  Embrapa Milho e Sorgo
 
Plântula. Foto: Décio Karam - Embrapa Milho e Sorgo

Família: Portualacaceae - Origem: Europa Ocidental

          Descrição Morfológica: Planta herbácea, suculenta, sem pêlos, podendo ter sementes, não ocorrendo enraizamento a partir dos ramos prostados ou eretos, com altura entre 20-40 cm.

          Biologia: Planta anual capazde se reproduzir através de sementes, não ocorrendo enraizamento a partir dos ramos em contato com o solo. Ocorre em solos de quase todos os tipos.

          Distribuição: No Brasil, é comumente encontrada em quase todo o território.

          Plântula: Carnosa e tenra;cotilédone com as extremidades arredondadas e a base mais fina. Coloração verde.

         Folhas: São simples e distribuídas de forma alternada sobre os caules e ramos. Na parte terminal, as folhas formam rosetas, onde ocorrerão as flores. Lâmina foliar grossa e carnosa, com formato oval e glabra. Medem de 0,5 a 5 cm de comprimento por 0,3 a 3 cm de de largura. Coloração verde brilhante.

         Caule: Este é constituído por vários ramos originados de uma mesma base da planta, que crescem para todos os lados e se ramificam. São carnosos e cilíndricos, glabros, com coloração variando entre o verde e o vermelho.

          Sementes: Formato lenticular, com as bordas arredondadas, podendo medir de 0,5 a 0,8 mm de diâmetro. Sua superfície é castanho escura, glabra e brilhante.

         Inflorescência: Flores solitárias de pequeno porte, apresentam corola formada por 5 pétalas com coloração amarelada e se abrem apenas em manhãs ensolaradas.

          Importante: É uma invsora que ocorre em vários tipos de culturas e também pode ser utilizada para a alimentação de animais em pequena quantidade.

Ações do documento