Trapoeraba (Commelia benghalensis L.)

Família: Commelinaceae - Origem: Sul e Sudoeste da Ásia

          Descrição Morfológica: Planta perene, herbácea e prostada (cobrindo o solo).

          Biologia: Desenvolvimento rápido em lugares com temperatura e umidade suficientes. Capacidade de brotamento através dos ramos. Sua reprodução ocorre através de sementes aéreas e subterrâneas (formadas no rizoma), característica que difere das outras espécies.

          Distribuição: É comumente encontrada nas regiões tropicais e subtropicais, incluindo Austrália, África e Ásia. No Brasil, esta espécie é encontrada em quase todas as regiões.

         Folhas: Formato ovalado com ápice agudo e presença de uma bainha na parte inferior, que envolve o ramo. Comprimento variando entre 2-10 cm, por 3 cm de largura. Sua coloração é verde, podendo apresentar superfície glabra ou com pêlos esbranquiçados.

          Caule: Cilíndrico, carnoso, dividido por nós, nos quais ocorrem enraizamentos. Sua coloração varia entre o verde e o vermelho, quando exposto ao sol. Pode ser glabro ou com curtos pêlos esbranquiçados.

          Inflorescência: Flores terminais, de tamanho pequeno, com 3 pétalas de coloração azulada ou lilás, sendo que uma delas, de menor tamanho, apresenta uma cor esbranquiçada com as bordas azuladas ou lilases.

          Sementes:Forma ovóide, com coloração escura, variando entre o cinza e o marron. As sementes subterrâneas apresentam características semelhantes às das sementes aéreas, porém são maiores.

         Importante: Altamente agressiva e competitiva, especialmente com a cultura da soja.


Ações do documento