Capim Favorito (Rhynchelytrum repens)

Família: Poaceae Origem: Região de Natal, na África do Sul.

          Descrição Morfológica: Planta que apresenta tanto hábito anual como perene; desenvolve-se bem em solos arenosos e pobres, ácidos, suportando bem as condições de seca; reprodução por sementes, que ocorre na primavera, e florescimento no inverno.

          Biologia: Planta morfologicamente herbácea, ereta ou ascendente, perfilhada, com até 80 cm de altura. Colmos finos, formando touceiras.

         Distribuição: Possui uma ampla distribuição nos países de clima quente; no Brasil, ocorre em grande parte do território, principalmente nas margens de estradas.

        Plântula: Folhas com bainhas e lâminas de coloração verde-clara, sendo a bainha lieiramente piloso; lígulas ciliadas e plúmula rosada.

       Folhas: Verde-claras ou vermelho-violáceas, com pouca ou nenhuma pilosidade, com formato de lança, medindo de 5 a 20 cm de comprimento.

      Caule: Cilindríco, sem pêlos.

      Inflorescência: Panículas plumosas, na parte terminal dos colmos e ramos, medindo de 10 a 15 cm de comprimento, de coloração inicial vermelho-violácea, passando a rosada e, maturação, preteada.

      Sementes: Encontram-se dentro das espiguetas, medindo de 1,0 a 2,0 mm de comprimento, alongadas, de coloração amarelo-palha.

      Importante: É uma planta daninha bastante agressiva, com grande capacidade de disseminação; infesta principalmente lavouras perenes; planta de difícil controle no manejo para o sistema de plantio direto.


Ações do documento