Capim Colonião (Panium maximum)

Família: poaceae Origem: África e Índia

         Descrição Morfológica: Morfologicamente robusta, entouceirada, com  1 a 2 m de altura, apresentando panículas durante a maior parte do ano.

          Biologia: Planta perene, reproduzida por sementes e vegetativamente, com floração e fertilização durante a maios parte do ano; adaptada às várias condições de clima e solo.

         Distribuição: Encontra-se disseminado nas regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, stá presente em quase todo o território, exceto nas regiões frias.

    Plântula:  Plúmula curta, de ápice arredondado e coloração branquecenta ou roseada; folhas com bainha estriada e com leve pilosidade superficial; lâmina em forma de lança, com ápice agudo, sem pêlos e de cor verde, sendo mais clara na parte dorsal.

    Folhas: Em forma de lança, com ápice acuminado, de 20 a 100 cm decomprimento por 1 a 3,5 cm de largura, planas ou com seção em V, de coloração verde-clara.

    Caule: Cilíndrico, simples ou ramificado, ereto, com até 3,5 m de altura; superfície lisa, sem pêlos, estriada e de coloração verde-escura.

     Inflorescência: Na parte terminal dos colmos, em panículas verdes, de até 50 cm de comprimento, podenso ocorrer uma ou mais panículas secundárias no mesmo colmo.

    Sementes: De forma elíptica, com base e ápice agudas, levemente achatadas de um lado, com superfície lisa, branquecenta e opaca.

      Importante: É uma planta daninha bastante agressiva, com grande capacidade de disseminação; presente em mais de 40 países, infestando mais de 20 culturas; planta hospedeira de vírus como o da "folha-branca-do-arroz"; infesta lavouras anuais e perenes, bem como áreas não agrícolas; planta de difícil controle no manejo para o sistema de plantio direto.

Ações do documento