Capim-colchão (Digitaria sanguinalis L. Scop.)

Família: Poacea (Gramineae) - Origem: Europa

          Biologia: Planta anual, com reprodução por semente ou por enraizamento, a partir dos nós em contato com o solo úmido. Melhor desenvolvimento em solos com boa fertilidade, boa iluminação. Suporta elevadas temperaturas. Pode liberar substâncias com efeitos alelopáticos. Seus colmos são finos e inclinados.

           Descrição Morfológica: Seus colmos são finos e inclinados. Atingem cerca de 60 cm de comprimento. Podem apresentar pêlos nas plantas ou apenas nos nós e base das lâminas foliares.

         Distribuição: Maior ocorrência nos estados da região Sudeste e Sul do Brasil.

          Plântula: o coleóptilo é piloso e tem formato de lança; a bainha é glabra ou pilosa, contento estrias em sua superfície; a coloração é verde-clara.

         Folhas: Com até 15 cm de comprimento e 12 mm de largura. as lâminas são planas, com margens lisas; podem apresentar pêlos em sua extensão. A coloração é verde, podendo adquirir cor arroxeada quando em condições desfavoráveis.

          Caule: São finos colmos inclinados, com ramificações na base. Não apresentam pêlos em sua superfície e são envoltos por bainhas pilosas. Sua coloração varia entre o verde eo violáceo.

          Inflorescência: São encontradas na parte superior dos colmos, com uma média de seis racemos filiformes em cada colmo. Seu comprimento varia de 5 a 10 cm. Em suas laterais se inserem as espiguetas.

          Sementes: Apresentam formato elíptico, de coloração amarelada. Seu comprimento varia em até 2 mm e sua largura 1 mm. Uma planta pode produzir cerca de 150.000 unidades.

          Importante: Quando jovens, as plantas têm qualidade forragera durante um curto período. Porém, são infestantes agressivas e podem apresentar efeito alelopático negativo em relação às plantas cultivadas.

Ações do documento